Sistemas de Abastecimento de Água SAAE Oliveira
1. Oliveira - ETA “Dr. Carlos Chagas”
Captação da água:
Principal manancial:
Córrego dos Bois (Bom Retiro)- por gravidade
Mananciais complementares:
Pontilhão de Areia - bombeamento
Rio Jacaré - bombeamento
Poço Artesiano do Capão
Poço Artesiano Villa Bella
Tratamento da água:
O tratamento realizado na ETA Dr. Carlos Chagas é o convencional constituído das seguintes etapas:
Coagulação: A água captada chega na ETA na calha Parshall, onde tem sua vazão (em litros por segundo) medida. Em seguida é aplicado o coagulante sulfato de alumínio, dosado de acordo com a vazão e turbidez da água. Após uma mistura rápida, inicia-se o processo de coagulação, no qual o sulfato de alumínio promove a agregação da matéria orgânica suspensa na água.
Floculação: Ao entrar no floculador, a água passa a mover-se mais lentamente, em movimentos ascendentes e descendentes, propiciando a completa agregação das impurezas presente na água na forma de flocos.
Decantação: A água floculada entra nos decantadores onde fica em retida tempo suficiente para que ocorra o processo de decantação ou sedimentação dos flocos, os quais ficam retidos no fundo do tanque.
Filtração: A água já decantada é então direcionada para os filtros (areia, cascalho e seixos), que retêm o restante das impurezas que não tenham sido removidas na decantação e grande parte dos micro-organismos.
Desinfecção: A água agora clarificada passa pelo processo de desinfecção na caixa de contato, onde o cloro age eliminando as bactérias e outros micro-organismos patogênicos. O produto químico utilizado como fonte de cloro é o clorogás.
Fluoretação: Ainda na caixa de contato é adicionado ácido fluossilícico como fonte de flúor. A fluoretação das águas de abastecimento público é exigida por lei para auxiliar no combate da cárie dentária.
Correção do pH: Finalmente é adicionado hidróxido de cálcio para elevar o pH da água, diminuindo sua acidez.
Reservação e distribuição:
A água tratada e potável é armazenada no reservatório geral de distribuição da ETA que tem capacidade de 1.100 m³. É então distribuída pelas redes por gravidade e/ou por bombeamento para toda a população de Oliveira.
2. Morro do Ferro
Captação da água:
Poço Artesiano do Calafate
Poço Artesiano do Parque de Exposições
Tratamento da água:
O tratamento realizado na ETA Morro do Ferro é simplificado, pois a água é de origem subterrânea e, portanto, naturalmente clarificada.
Desinfecção: A água agora clarificada passa pelo processo de desinfecção na caixa de contato, onde o cloro age eliminando as bactérias e outros micro-organismos patogênicos. O produto químico utilizado como fonte de cloro é o hipoclorito de cálcio.
Fluoretação: Ainda na caixa de contato é adicionado ácido fluossilícico como fonte de flúor. A fluoretação das águas de abastecimento público é exigida por lei para auxiliar no combate da cárie dentária.
Reservação e distribuição:
A água tratada e potável é armazenada no reservatório geral de distribuição da ETA que tem capacidade de 30 m³. É então distribuída pelas redes por gravidade para toda a população de Morro do Ferro.
3. Félix dos Santos
4. Fradiques
5. Distrito Industrial I
6. Distrito Industrial III
7. Recanto da Serra
Os demais sistemas de abastecimentos do SAAE localizados nos distritos rurais, industriais e no bairro Recanto da Serra possuem tratamento simplificado, pois a água é de origem subterrânea e, portanto, naturalmente clarificada. No entanto, a desinfecção da água é realizada em todos eles.
Controle de qualidade da água
O controle de qualidade da água é constante e realizado na ETA antes, durante e depois do tratamento. Garantimos a qualidade da água que sai da ETA, bem como da água que chega à casa dos usuários, através de análises físico-químicas e microbiológicas realizadas nas quantidades e frequência exigidas pela Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde.
A ETA “Dr Carlos Chagas” é aberta á visitação, bastando apenas agendamento prévio.