SAAE leva mais saneamento para comunidade rural
A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do povoado dos Fradiques começou a operar esta semana. A estação foi projetada para atender 600 pessoas. Hoje a localidade conta com cerca de 250 habitantes; portanto a obra vai atender uma demanda futura de crescimento do povoado. O SAAE investiu cerca de R$ 300.000,00 no projeto.
De acordo com o engenheiro responsável, Odair Paschoal Contaiffer, o processo implantado consiste de um tratamento preliminar onde os sólidos grosseiros e a areia são retidos, em seguida o esgoto é bombeado e encaminhado para o tratamento primário composto de um reator onde passa por um processo de biodegradação e digestão, após isto, o esgoto é encaminhado para o tratamento secundário que consiste de um filtro onde o esgoto é depurado ainda mais.
A implantação do sistema de esgotamento sanitário da localidade dos Fradiques teve início em 2013, com a construção da rede coletora de esgoto nas ruas existentes, retirando o esgoto das casas e conduzindo para o local onde estava projetada a estação de tratamento.
Após os processos de licenciamento ambiental, de desapropriação/aquisição de terreno e de licitação/aquisição da ETE, finalmente os esgotos coletados estão sendo tratados e lançados adequadamente no córrego da localidade.