Cuidar da sua caixa d'água garante a qualidade da água que você recebe.
- Programe o dia da lavagem da sua caixa d'água.
- Posicione bem a escada para não correr o risco de escorregar.
- Inicie com o fechamento do registro da entrada da casa ou amarre a bóia.
- Utilize a água da caixa com o próprio consumo, antes do dia da limpeza, ou guarde em algum vasilhame para uso durante o período que estiver limpando.
- Deixe um palmo de água na caixa d'água.
- Tampe a saída da água para que essa água que ficou no fundo seja utilizada na lavagem e para que a sujeira não desça pelo cano.
- Lave as paredes e o fundo da caixa com pano úmido, evitando o uso de escova de aço e vassoura. Nunca use sabão, detergente ou outro produto (no caso de caixas d'água de fibrocimento, utilize escova de fibra vegetal ou de fio de plástico macio, não utilizando pano úmido).
- Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos, deixando-a bem limpa. Utilize panos limpos para secar o fundo, evite passá-los nas paredes.
- Quando a caixa estiver cheia, torne a fechar o registro. Adicione 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água e deixe por 2 horas. Com uma brocha, balde ou caneca plástica, molhar as paredes internas com a solução desinfetante.
- A cada 30 minutos, verifique se as paredes internas da caixa secaram, caso isso ocorra, fazer nova aplicação dessa mistura até completar as 2 horas.
- Não usar de forma alguma esta água durante 2 horas.
- Passadas as 2 horas, ainda com a bóia da caixa amarrada ou registro fechado, esvazie a caixa abrindo a sua saída. Abra todas as torneiras e acione as descargas (estamos, assim, desinfetando os canos da residência).
- Essa água poderá ser utilizada para a lavagem de quintais, banheiros e outros pisos.
- Tampe adequadamente a caixa para que não entre pequenos animais, insetos ou sujeiras, assim evitará contaminação e transmissão de doenças. Lavar a tampa antes de sua utilização.
- Anote numa etiqueta auto-adesiva a data da limpeza e cole na caixa.