Geral

Rio Jacaré: nova captação de água para Oliveira

Publicado em: 06/07/2015

Whatsapp

 

As obras do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Oliveira (SAAE) para captação de água no Rio Jacaré já apresentam boa parte de seus trabalhos concluídos. A primeira etapa das obras prevê a captação de 50 litros por segundo e apresenta duas frentes de trabalho. As obras de responsabilidade do SAAE e da empresa contratada para uma das frentes de trabalho já apresenta evolução considerável. O chefe do Setor de Abastecimento e Esgotamento Sanitário Vagner Ananias Lourenço comenta que os 3.300 metros de tubulação (Ferro Fundido e PVC) que fará a transposição de água do Rio Jacaré até a adutora principal já estão instalados.

Iniciada no dia 19 de fevereiro, a obra em menos de cinco meses apresenta evolução e está como prioridade entre os projetos de abastecimento e esgotamento sanitário da autarquia. Uma casa de bomba já foi construída próximo ao Rio e de acordo com Vagner o projeto aguarda projeto elétrico e hidráulico que garante a transposição. 

Em estudos realizados na bacia hidrográfica da região, o Rio Jacaré é o que apresenta maior volume de água e por isso os projetos de curto e médio prazo (50 litros inicialmente e outros 50 litros futuramente) se deram nesse curso d´agua.  Colaboradores da autarquia comentaram que a profundidade em meados de abril do Jacaré era de 120cm, bem maior do que no período de seca em outubro de 2014 quando foi registrada a marca de 70cm.