• AUTO ATENDIMENTO

    AUTO
    ATENDIMENTO

  • TARIFAS E TAXAS

    TARIFAS E
    TAXAS

  • QUALIDADE DA ÁGUA

    QUALIDADE
    DA ÁGUA

  • DICAS

    DICAS

Município

Imprimir
Logomarca

Oliveira é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado a 150 quilômetros a sudoeste de Belo Horizonte, que possui 41.181 habitantes, segundo as últimas estimativas do IBGE.

A cidade de Oliveira surgiu da matriz de Nossa Senhora de Oliveira, núcleo inicial no alto de uma colina, crescendo em todas as direções. Está situada no oeste de Minas, Zona do Campo das Vertentes, e está a 988 metros de altitude e 161 quilômetros distante de Belo Horizonte. O município possui área de 969 quilômetros quadrados.

Sua economia baseia-a principalmente na produção de café e leite. Mas o setor industrial contribui com as antigas e tradicionais Cia. Têxtil Oliveira Industrial e Fábrica de Balas e Caramelos Santa Rita. Segundo os antigos registros históricos da cidade, seu primeiro núcleo habitacional foi formado a partir de uma estalagem construída numa encruzilhada da Picada de Goiás, de propriedade de D. Maria de Oliveira. Em 1832, o distrito foi criado, e tornou-se município em 1839. Terra natal do cientista Carlos Chagas, Oliveira trabalha atualmente para tornar-se novo pólo industrial de Minas Gerais. Como pontos turísticos, Oliveira possui a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a Casa de Cultura Carlos Chagas e o Observatório de Ufologia Antônio Faleiro, no distrito de Morro do Ferro. Dentre os eventos realizados anualmente no município destacam-se o Carnaval, a Semana Santa, a festa do Corpo de Deus, a festa da Padroeira e a de Nossa Senhora do Rosário.

O índice pluviométrico anual é de 1597,6mm. Possui altitude máxima de 1209m (cabeceira do Córrego Palmital) e mínima de 910m (Ribeirão do Recreio), e no ponto central da cidade de 987,52m e tem temperatura média anual registrada de 19,9ºC, sendo a média máxima de 26,3ºC e a média mínima de 15,2ºC.

Relevo da cidade apresenta-se predominantemente ondulado, cerca de 70% do território, 25% montanhoso e apenas 5% plano.

Os principais cursos d’águas que cortam a cidade são o Rio Jacaré e Ribeirão Lambari e está localizada na Bacia do Rio Grande/Bacia do Rio São Francisco.

A cidade dá nome à Microrregião de Oliveira, que abrange ainda outros oito municípios situados no extremo sul da região Oeste de Minas, limitando-se com as microrregiões de São João Del Rei, Lavras, Divinópolis, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Itaguara e Campo Belo, sendo assim o ponto de confluência do Oeste de Minas, a Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Sul de Minas e o Campo das Vertentes.